NOTÍCIAS

HOME / NOTÍCIAS

JOZYANNE EM ENTREVISTA PARA REVISTA FIEL

Foto

Entrevista cedida para Revista FIEL edição #144

CORAGEM PARA VENCER

Com uma mensagem de motivação e fé, Jozyanne lança o CD Coragem e, em entrevista, fala sobre a superação de seus desafios

Coragem é a capacidade de enfrentar medos e obstáculos da vida para seguir em frente, para tomar novos caminhos, além de ser essencial para vivenciarmos o sobrenatural de Deus em nossas vidas. Essa é a mensagem que a cantora Jozyanne deseja passar com o seu novo álbum. Intitulado Coragem e gravado pela Central Gospel Music, o CD conta com músicas de encorajamento e participações especiais.

Esse é o terceiro trabalho da cantora pela gravadora e foi produzido de uma forma diferente de todos os outros: o álbum foi gravado inteiramente ao vivo. A produção é de Josué Lopez, irmão da cantora, e o CD conta também com grandes compositores, como Eyshila, Anderson Freire, Adelson Freire, Tony Ricardo, Gislaine e Milena. Além da faixa Coragem, que dá nome ao álbum e é assinada por Jozyanne com colaboração de Tony Ricardo, o CD também possui a música Nada me faltará, uma versão em português de More than enough, de Israel Houghton e Kelley Steele. A canção Preciso ser curado tem participação de Eli Soares.

Na entrevista, Jozyanne fala sobre momentos que precisou de coragem para superar desafios e como foi o período que ficou sem gravar CD. Conheça a história de coragem da adoradora, que resultou em seu novo trabalho.

Revista Fiel: Por que você escolheu o nome Coragem para seu novo álbum?

Jozyanne: Deus tem ministrado muito ao meu coração em todo esse tempo. E o que ficou marcado foi que não adianta ter esperança se você não tem atitude. E para ter atitude é preciso ter coragem. Assim nasceu o novo título do álbum.

Sua história é marcada por desafios e, com certeza, foi preciso coragem para vencê-los. Como as situações da sua vida têm influenciado o seu trabalho e o seu ministério? Conte-nos sobre momentos que você precisou ter coragem.

A minha vida é sim marcada por desafios. Há três anos, eu tive que vencer um dos maiores de todos, quando soube que tinha uma doença que poderia mudar totalmente o meu estilo de vida. Decidi tornar essa doença numa verdadeira munição para viver cada dia mais, olhando para frente, e eu continuei sonhando.

Recordo-me do momento em que eu pertencia ao Voices, um grupo muito bem-sucedido e que me preparou para que eu vivesse muito do que eu tenho vivido hoje. Porém, chegou um momento em que Deus falou forte ao meu coração que era tempo de abrir mão daquele ministério para dar prioridade ao meu ministério e ao ministério que Deus entregou ao meu marido. Foi desafiador, e cheguei a ouvir que era maluca por sair de um grupo que estava no auge. Eu tive coragem de ir na contramão das opiniões, e tive paz. Em nenhum momento fui abandonada por Deus.

Eu também recebi a notícia que tinha uma fenda e nódulos nas pregas vocais, e o médico disse que eu teria que tomar medicamentos o resto da vida, além de fazer uma cirurgia. Eu cantava uma música, e, quando chegava no meio dela, a minha garganta queimava e doía muito, e eu não conseguia chegar nas notas. Até que o Senhor me curou, e eu tive a coragem de parar de tomar todos os remédios. Logo em seguida, gravei um CD inteiro sem ter que refazer nada, porque minha voz estava limpa. E, a partir dessa época, nunca mais senti aquela dor novamente. Eu precisei acreditar que estava curada e tive coragem para seguir em frente. Hoje, estou aqui para dizer que vale a pena tomar decisões em Deus. Deus espera de nós atitudes, porque o sobrenatural fica por conta dele.

Foram três anos de espera pelo CD Coragem, como foi esse período para você?

Realmente, esse período foi o mais longo sem gravar de toda a minha vida. Chega um momento que se ficarmos presos apenas ao tempo que determinamos, podemos nos frustrar. Eu tenho aprendido que melhor é viver o que Deus tem para mim no tempo dele e também a não dar lugar à ansiedade.

Estar num estúdio de gravação, para quem tem esse hábito, é algo necessário. Quando ficamos por muito tempo longe de um estúdio de gravação é como se deixássemos de produzir o alimento para nossa parte criativa, e é como se nosso cérebro dissesse: “Você não está produzindo nada”.

No momento que descobri que Deus queria me dar mais tempo, eu decidi produzir em outra área, servindo à minha igreja [Assembleia de Deus Vitória em Cristo] no musical de Natal. Parei de pensar no projeto do CD e mudei meu foco. Isso me fez usar a minha parte criativa, que produziu o mesmo efeito sobre o meu cérebro. Eu tive a oportunidade de conhecer talentos dentro da minha própria igreja. De agosto a dezembro, eu separei vários dias da minha agenda para fazer essa produção, escolhendo repertório, fazendo ensaios, reuniões e mais reuniões, preparando tudo para que um musical de mais de 400 voluntários nascesse.

E o mais lindo disso tudo é que, ao final desse grande projeto, chegaram para mim as músicas que mudaram totalmente a cara do meu repertório. O que eu quero dizer é que, enquanto você trabalha para Deus, não importa a forma e muito menos o tempo, o que importa é: faça do jeito e no tempo dele, e Ele mesmo se encarregará de te surpreender com o melhor. O resultado foi o CD Coragem.

Como você pode aconselhar as pessoas a vencerem os medos e se tornarem corajosas?

Os medos sempre existirão em nossa história, mas o que não podemos permitir é que ele nos domine. Muitas vezes, ter medo, para o ser humano, é ter limites. Existe uma grande diferença dos limites que nós mesmos criamos e dos limites verdadeiros. Precisamos saber distinguir os dois. Não podemos paralisar diante das adversidades e das perdas da vida, porque enquanto há vida, há esperança. Mas não adianta ter esperança se não temos atitude. Você precisa ter fé, ter esperança, mas também precisa ter coragem para vencer todos os desafios que aparecerão na sua frente! Deus se alegra com aqueles que são perseverantes, e a falta de coragem nos faz retroceder. Deixe que a tua fé te guie e, quando você menos esperar, terá superado aquilo que parecia ser impossível. Tenha coragem, pois Deus está com você!